“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” (Florence Nightingale)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

SAIBA MAIS: Anticoncepcionais Orais

Cuidado no Uso de Anticoncepcionais Orais

   Os anticoncepcionais hormonais ou orais, tem um grande poder benéfico, como: Regularizam os ciclos menstruais; promovem alívio da TPM, com diminuição do fluxo e da dismenorreia (cólica menstrual), melhora da acne leve; diminuem o risco para DIP (Doença Inflamatória Pélvica), gestação ectópica e doença trofoblástica gestacional;  reduzem o risco de neoplasia de ovário e endométrio. Porem devem ser utilizados com indicação médica, pois podem trazer prejuízos à saúde se não forem usado corretamente.                                                    
   O medico ira avaliar alguns fatores de riscos que contra-indica o seu uso, que são eles:

          Neoplasia hormonal

          Cirurgia de grande porte
          Ca (câncer) de mama
          Tromboflebite ou doenças tromboembólicas
          Sangramento uterino anormal não investigado
          Gravidez
          Hipertensão arterial sistêmica grave
          Enxaqueca
          DM descompensado
          Tumor hepático
          Tabagista com mais de 35 anos
          Cirrose hepática descompensada
          Lúpus eritematoso sistêmico complicado
          Doenças cardiovasculares

   E outra dependendo do tipo de hormonas de que é feita, a pílula não deve ser utilizada por mulheres que estejam a amamentar.    
   Tais fatores de risco associados com o uso de anticoncepcionais Orais podem causar sérios danos a saúde como, infartos; isquemias; trombose; gangrena; hipertensão arterial e outros.          
   Nestes casos, existe algumas indicações, como:  minipílula , que só contém progesterona para uso contínuo; preservativos masculino ou feminino; espermicida; DIU (Dispositivo Intra-Uterino); esponja contraceptiva; adesivo anticoncepcional; anel vaginal; diafragma e outros. Mas sempre lembrando de ir a um profissional de saúde para ele indicar o melhor método a ser utilizado.



2 comentários:

  1. E, é de graça, vamos buscar nos ESF,ou PSF

    ResponderExcluir
  2. Em relação, a erros é difícíl comentar, ERRAR é HUMANO persistir no ERRO é burrice.

    ResponderExcluir