“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” (Florence Nightingale)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Você Sabia? Quais Áreas Que o Enfermeiro Pode Atuar?

Áreas Que a Enfermagem Pode Atuar

   Muitos acham que o profissional de enfermagem tem somente a função de cuidador. Na realidade o cuidado com próximo e uma das grandes funções do enfermeiro(a), como podemos ver como filosofia da enfermagem "A arte de cuidar", porem veremos as seguir que a profissão de enfermagem abrange muitas areias alem do cuidado direto com a pessoa humana, são elas:

Assessoria e consultoria
Auditar os procedimentos hospitalares de enfermagem e auxiliar na montagem de unidades de saúde.
Atendimento domiciliar
Cuidar de pacientes em sua residência, dando continuidade ao tratamento hospitalar. Auxiliar o paciente em exercícios terapêuticos e cuidar de sua higiene e de seu bem-estar.
Enfermagem geral
Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
Enfermagem geriátrica
Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.
Enfermagem médica-cirúrgica
Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.
Enfermagem obstétrica
Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.
Enfermagem pediátrica
Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.
Enfermagem psiquiátrica
Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.
Enfermagem de resgate
Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.
Enfermagem de saúde pública
Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.
Enfermagem do trabalho
Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.
Ensino
Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.
Gestão da qualidade
Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.
Gestão de projetos
Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.
Pesquisa clínica
Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário