“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” (Florence Nightingale)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Você Sabia: Porque Bocejamos Quando Vemos Alguém Bocejar?

Neurônios Espelhos
   Com certeza já se perguntou, qual a razão que quando vemos alguém a bocejar imediatamente também bocejamos?  Porque quando a sua equipa manda a bola para fora você tem tendência a encolher-se? Ou então quando está no cinema e o personagem começa a chorar, nos seus olhos caiem também algumas lágrimas? Ou o porquê quando as pessoas sussurram a tendência é baixarmos o tom de voz?  Pois bem… Atribua isso aos neurônios espelho. No fundo, é como se ver e fazer fossem exatamente a mesma coisa.
   Essas células gravam a forma como nos comportamos em determinadas situações e irão basear nossas ações futuras nos comportamentos passados - quando choramos, por exemplo, essas células entram em ação para determinar como iremos chorar novamente. Ao vermos alguém bocejando, os neurônios-espelho desencadeiam um ato-reflexo, que não controlamos, e dão início ao bocejo. Até podemos tentar pará-lo, mas ele vai começar sem que queiramos. Eles também são o motivo pelo qual imitamos involuntariamente com comportamento de outras pessoas.
   O que acontece é que quando bocejamos por "reflexo", em geral estamos em uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou. Um grupo de pessoas que está vendo um filme, por exemplo. Se elas estão relaxadas - em um filme chato, por exemplo -, quando a primeira pessoa boceja, o cérebro de uma pessoa próxima pode notar que ela precisa ficar mais alerta e também aciona o bocejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário